domingo, 27 de fevereiro de 2011

Projeto Carnaval

Justificativa:
O Brasil é um pais rico em sua cultura, música, dança, um pais alegre, que nos possibilita trazer a escola uma riqueza de diversidade. Como carnaval no Brasil é uma questão cultural utilizaremos esta data para explorar as danças típicas das regiões brasileiras e também sua culinária.

Objetivos:
. Estimular a criatividade e a imaginação.
. Socializar.
. Desenvolver a atenção e o raciocínio.
. Desenvolver a linguagem oral.
. Trabalhar o raciocínio, a memória e o vocabúlario

Objetivo Geral:
. Trazer a cultura brasileira para o âmbito escolar.

Objetivo específico:
. Trabalhar os temas através da ludicidade, utilizando a música e dança;
. Explorar a criatividade utilizando materiais recicláveis;
. Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem.
. Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio lógico, físico e motor.

Conteúdo:
- Artes: com materiais recicláveis;
- Português: Linguagem Oral e/ou escrita Trabalhando com histórias infantis, parlendas e músicas;
- Matemática: Trabalhando com números e formas geométricas;
- Geografia: Conhecendo as musicas, danças e comidas típicas das regiões brasileiras;
- Ciências: a transformação das misturas das cores;
- Educação Física: Desenvolvendo habilidades motoras com musicas e brincadeiras típicas da época;

Avaliação:
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema;

Desenvolvimento:
.Músicas ( Gravar a música e colocar para as crianças ouvir acompanhando no cartaz )
Fazer um cartaz com um belo desenho de um palhaço
Trabalhar a música
Quanto riso!
Oh! Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão!

Dar atividades assim:
Na direita o Arlequim e na esquerda a letra A
Meu nome é Arlequim. Enfeite com lantejoulas amarela a letra do meu nome.
Na direita a Colombina e na esquerda a letra C
Meu nome é Colombina. Enfeite com lantejoulas vermelha a letra do meu nome.
Fazer a apostila de matemática de 0 a 10 com a figura do Arlequim e da Colombina

. Pesquisa
Pesquisar os materiais utilizados nas fantasias, máscaras, carros alegóricos, etc.
Pedir ao papai ou à mamãe para ajudar na pesquisa.
Pesquisar junto com a mamãe e o papai pessoas fantasiadas e trazer para falar na rodinha.

. Arte
Pedir ao papai ou a mamãe lantejoulas, purpurinas para ser usado nos trabalhinhos

. Atividades com revistas e jornais
O professor recorta figuras sobre carnaval, e na rodinha mostrar as figuras. Esperar um tempo para que as crianças observem. Esconder a figura e perguntar quais foram as figuras mostradas. Ganha o jogo quem falar o maior número de figuras apresentadas.
( Com esse jogo, a criança desenvolve a memória, a fala, a socialização e a rapidez de raciocínio).

. Histórias com fantoches
História
O Menino que Não Gostava de Carnaval
Era uma vez um menino que vivia triste. Chegou a época de carnaval, e ele continuava triste. Então apareceu para ele uma fada e um pirata que perguntou:
___Estamos na época de Carnaval e você continua triste, porque?
E o menino sem graça respondeu:
___Foi nessa época que perdi meu cachorrinho, ele foi atropelado por um carro alegórico.
Então a Fada e o Pirata disse:
___Não devemos ficar guardando no coração tristezas, agora mesmo vamos adotar um cachorrinho para você.
E o menino retrucou:
___Mas,D. Fada a senhora acha que devo ter outro cachorrinho?
E antes que a Fada respondesse o Pirata disse:
____Sim, na vida temos que nos conformar com o que Deus reservou para nós. Você já percebeu que eu tenho uma perna de pau e um olho de vidro, e nem por isso sou triste.
E a Fada completou:
___ Tenho certeza que lá no céu seu cachorrinho vai ficar muito alegre com sua atitude.
O menino foi logo falando:
___ D. Fada e Seu Pirata,saibam que desta vez não descuidarei do meu cachorro, terei mais cuidado, não deixarei meu cachorrinho na rua.
E aí saíram em busca de um cachorrinho para adotar.
O Pirata perguntou:
___Qual é o seu nome?
E o menino respondeu:
___Meu nome é Marcos.
E a D. Fada perguntou curiosa:
___ Que nome você dará ao cachorrinho?
Marcos respondeu:
___Caroço, porque acho esse nome parecido com ele.Seus olhinhos parecem dois caroços de azeitonas.
O menino que até então estava triste, quando colocou o cachorrinho no colo, se transbordou de alegria. No outro dia foi fantasiado de Pirata para a escola e até levou o cachorrinho. Participou de todas as atividades carnavalesca que a professora havia preparado.

Tirar xerox dos personagens e colorir, colar cartolina atrás para reforçar. Recortar e colar também pauzinho de picolé atrás dos fantoches. Na rodinha fazer um lindo teatrinho coletivo ou aproveitar e contar a história para os pequeninos, eles adoram.
. Máscaras
Pedir as crianças para trazer de casa máscaras para ser usada no desfile.

. Mural
Confeccionar um mural da receita do ponche de Carnaval
Confeccionar um mural das máscaras que os alunos irão enfeitar.

. Produção de texto oral
Mostrar reportagens de jornais e ou revistas sobre o carnaval e promover a discussão na rodinha.

. Convites
Fazer com as crianças um convite convidando a mamãe e o papai para participar do carnaval que haverá na escola.( deixe as crianças colarem lantejoulas ou purpurina no convite).

Receita
. Receitas para usar na festa do Carnaval
2 garrafas de guaraná
2 garrafas de água tônica
1 xícara de suco de abacaxi
1 xícara de morangos cortados ao meio
3 colheres de sopa de açucar
1 tira de casca de limão
suco de 1/2 limão
10 cubos de gelo
Trabalhar com os alunos o Paladar,pedindo que digam o que é doce, o que é azedo e o que é frio.

. Labirinto
Colocar uma figura relativo a carnaval (clube) e um palhaço e traçar caminhos para que as crianças com lantejoulas encontre o caminho.

Durante o projeto faça todos os dias apresentações e desfiles com as crianças das atividades trabalhadas, não esquecendo de sempre tirar fotos para que fique registrado cada momento. Faça desfile das máscaras para toda a escola, desfile de fantasias de jornal, desfile das fantasias das bonecas, apresentação de danças típicas, samba, bumba meu boi.
Faça exposição das artes, pinturas e recortes.
Usem a criatividade, carnaval é cultura, é festa e tempo de diversão para as crianças, portanto vamos aprender brincando!

Atividades para trabalhar a história.

Meu nome é Caroço. Enfeite a letra do meu nome com papel picado verde bem brilhoso.




Meu nome é Marcos. Cole papel prata na letra do meu nome.




Eu sou a Fada. Enfeitar com purpurina vermelha ou papel picado brilhoso a letra do meu nome.




Eu sou o Pirata. Enfeitar a letra do meu nome com purpurina azul.





Atividades para trabalhar a música.

Meu nome é Arlequim. Enfeite com lantejoula ou papel dourado picado a letra do meu nome.






Meu nome é Colombina. Enfeite com papel dourado ou lantejoula, a letra do meu nome.


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...