sexta-feira, 2 de abril de 2010

Projeto Dia do Livro ( trabalhei a letra E ).

Dedoches Sitio do Pica-Pau Amarelo

Fantoches para contar história!

Fiz a peruca da Emília






Monteiro Lobato

Biografia


y>ble border="0" cellpadding="10" cellspacing="0"> Monteiro Lobato A 18 de abril de 1882 em Taubaté, estado de São Paulo, nasce o filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato. Recebe o nome de José Renato Monteiro Lobato, que por decisão própria modifica mais tarde para José Bento Monteiro Lobato desejando usar uma bengala do pai gravada com as iniciais J. B. M. L.

Juca era assim chamado – brincava com suas irmãs menores Ester e Judite. Naquele tempo não havia tantos brinquedos; eram toscos, feitos de sabugos de milho, chuchus, mamão verde, etc...

Adorava os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé.

Sua mãe o alfabetizou, teve depois um professor particular e aos sete anos entrou num colégio. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa. Em dezembro de 1896, presta exames em São Paulo, das matérias estudadas em Taubaté. Aos 15 anos perde seu pai, vítima de congestão pulmonar e aos 16 anos sua mãe. No colégio funda vários jornais, escrevendo sob pseudônimo. Aos 18 anos entra para a Faculdade de Direito por imposição do avô, pois preferia a Escola de Belas-Artes. É anticonvencional por excelência, diz sempre o que pensa, agrade ou não. Defende a sua verdade com unhas e dentes, contra tudo e todos, quaisquer que sejam as conseqüências. Em 1904 diploma-se Bacharel em Direito, em maio de 1907 é nomeado promotor em Areias, casando-se no ano seguinte com Maria Pureza da Natividade (Purezinha), com quem teve os filhos Edgar, Guilherme, Marta e Rute. Vive no interior, nas cidades pequenas sempre escrevendo para jornais e revistas, Tribuna de Santos, Gazeta de Notícias do Rio e Fon-Fon para onde também manda caricaturas e desenhos. Em 1911, morre seu avô, o Visconde de Tremembé, e dele herda a fazenda de Buquira, passando de promotor a fazendeiro. A geada, as dificuldades, levam-no a vender a fazenda em 1917 e a transferir-se para São Paulo. Mas na fazenda escreveu Jeca Tatu, símbolo nacional. Compra a Revista Brasil e começa a editar seus livros para adultos. Urupês inicia a fila, em 1918.

Surge a primeira editora nacional Monteiro Lobato & Cia, que se liquidou transformando-se depois em Companhia Editora Nacional sem sua participação. Antes de Lobato os livros no Brasil eram impressos em Portugal; com ele inicia-se o movimento editorial brasileiro. Em 1931, volta dos Estados Unidos da América do Norte, pregando a redenção do Brasil pela exploração do ferro e do petróleo. Começa a luta que o deixará pobre, doente e desgostoso. Havia interesse oficial em se dizer que no Brasil não havia petróleo. Foi perseguido, preso e criticado porque teimava em dizer que no Brasil havia petróleo e que era preciso explorá-lo para dar ao seu povo um padrão de vida à altura de suas necessidades. Já em 1921, dedicou-se à literatura infantil. Retorna a ela, desgostoso dos adultos que o perseguem injustamente. Em 1945, passou a ser editado pela Brasiliense onde publica suas obras completas, reformulando inclusive diversos livros infantis.

Com Narizinho Arrebitado lança o Sítio do Pica-pau Amarelo e seus célebres personagens.

Sítio do  Pica-pau Amarelo

Emília

Através de Emília diz tudo o que pensa; na figura do Visconde de Sabugosa critica o sábio que só acredita nos livros já escritos.

Dona Benta é o personagem adulto que aceita a imaginação criadora das crianças, admitindo as novidades que vão modificando o mundo, Tia Nastácia é o adulto sem cultura, que vê no que é desconhecido o mal, o pecado. Narizinho e Pedrinho são as crianças de ontem, hoje e amanhã, abertas a tudo, querendo ser felizes, confrontando suas experiências com o que os mais velhos dizem, mas sempre acreditando no futuro. E assim, o Pó de Pirlimpimpim continuará a transportar crianças do mundo inteiro ao Sítio do Pica-pau Amarelo, onde não há horizontes limitados por muros de concreto e de idéias tacanhas.

Em 5 de julho de 1948, perde-se esse grande homem, vítima de colapso, na Capital de São Paulo. Mas o que tinha de essencial, seu espírito jovem, sua coragem, está vivo no coração de cada criança.

Viverá sempre, enquanto estiver presente a palavra inconfundível "Emília".

Biografia do Livro O Saci de Monteiro Lobato, publicada no
boletim Circulação Cultural, Ano I, n. 13, ago. 1999.
Ilustrações:




Público Alvo: Educação Infantil ( 1º,2º,3º período )

Justificativa: Como no dia 18 de abril comemoramos o nascimento de Monteiro Lobato, e por conta deste fato, comemoramos também o Dia Nacional do Livro,aproveitar a data para mostrar as crianças o quão prazeroso e divertido pode ser o mundo da leitura.

Objetivo: Criar um clima afetivo e de aproximação entre o professor e a criança

Desenvolvimento: No desenvolvimento deste projeto mostrará para a criança como é gostoso e fascinante o mundo da literatura infantil.

Objetivo Específico: Desenvolver a criatividade de cada um, alimentando a sua fantasia e o imaginário deixando-os colocar-se no lugar do personagem

Metodologia: Sugiro que façam um dia diferente com livros presos em árvores, cartazes informativos pelos corredores, personagens do sítio para receber as crianças e em cada sala poderia ser contada uma história do autor com muita ludicidade.


Levar cartaz com a música e trabalhar de forma lúdica.
Atividades: Fazer um livrinho com as crianças das atividades, fantoches para ser usado nas histórias, teatrinho com as máscaras,recortar e montar, colorir mostrando a cor da roupa de cada personagem, fazer com as crianças uma boneca de pano.

Vamos montar o Visconde? Você pode colar lã nos cabelos!

Você pode fazer colagem com grãos de milho na roupa do Visconde!


Marcadores de páginas com as personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo:




Modelinhos para enfeite de lápis ou fantoches de palito:Vamos montar a Emília? Aproveitar fazer com as crianças uma boneca de pano.

O avental da Emília:

A cabecinha da Emília pode ser uma boa atividade de colagem: colar botão nos olhos e lã nos cabelos! Pode ser feita em separado, sem o corpinho.



Pesquisar com as crianças que animal é a Cuca e onde vive




Com sabugo de milho fazer o Visconde e dar como lembrancinha do projeto.

Vários personagens do sítio para fazer colagem, colorir, contar história e aproveitar fazer um livrinho.


infantil infantil 1 infantil 2 infantil 2 infantil 3 infantil 4 infantil 6 infantil 7 infantil 8 infantil 9 brasil cartoon brasil cartoon 2 brasil cartoon 3 brasil cartoon 4 brasil cartoon 5 o patinho feio 4 o patinho feio 3 o patinho feio 2 marcadores de livro rabico 2mascara para brincar 7 mascara para brincar 5 mascara para brincar 4 mascara para brincar 3 mascara para brincar 2 mascara para brincar quindim rabico saci tio barnabe quindim 2 tia tio tia nastacia dona benta narizinho pedrinho visconde emilia escola fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...