sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Projeto Adaptação Escolar




Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivo:
. Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
. Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
. Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
. Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
. Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
. Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
. Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.

Conteúdos Conceituais
. Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
. Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
. Construção da própria imagem e da identidade;
. Valorização positiva da própria identidade;
. Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.

Conteúdos procedimentais
. Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
. Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
. Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
. Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
. Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
. Aceitação da separação;
. Hábitos de autonomia com seus pertences.

Conteúdos Atitudinais
. Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
Participação na vida da escola;
Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.


Contemplação das áreas

Língua Portuguesa

Linguagem oral:
. Conversas, relatos de vivências, narração;
. Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:
. Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
. Pseudoleitura das regras de convivência.

Matemática
. Orientação Espacial;
. Percurso de trajeto, localização;
. Contagem oral;
. Jogos matemáticos;
. Leitura de calendário.

Natureza e Sociedade
. Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
. Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Visual
.Pintura livre (interferência);
. Modelagem
. Recorte e colagem;
.Fantoches, vídeos, slides.

Movimento
. Roda cantada;
. Ginástica;
. Dança;
. Jogos simbólicos
. Esquema corporal.

Música
. Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...