quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Projeto Natal- História de Natal ( É Preciso Sonhar! )


É natal e Papai Noel esta preocupado porque chove muito.A rena que puxa seu trenó esta cansada e quase já não enxerga de tanto nevoeiro causado pela chuva. Papai Noel resolveu fazer uma visita a São Pedro para pedir que chova menos. Papai Noel saiu de lá todo satisfeito, São Pedro disse que a chuva irá passar e se caso chova muito colocará os anjos para ajudá-lo a distribuir os presentes. Papai Noel satisfeito começou a ler as cartinhas. Papai Noel de repente abre uma cartinha toda cor de rosa que dizia: __Papai Noel, por favor eu quero mesmo que o senhor apareça aqui na minha casa, meus irmãos estão triste desde que minha mãezinha se foi e se o senhor aparecer pra dar um pirulito ou uma bala vai ser uma festa. Apareça Papai Noel! Papai Noel preparou seis presentes especial, mas entendeu que o que importava para aquela menina era a sua presença. No dia do Natal Papai Noel fez questão de ir a casa da menina da cartinha cor de rosa,chegando lá Papai Noel andou pé por pé, deixou um presente para cada um e ninguém acordou. Papai Noel lá do céu ficou observando a reação de cada criança daquela casa e sentiu como um simples pirulito fez as crianças ficarem tão alegres. Ouviu a menina dizer:__Viu como Papai Noel atendeu o meu pedido? Ele existe mesmo, agora quero ver todos sorrindo e sonhando, porque só sonhando que o impossível pode acontecer. E assim daquele dia em diante as crianças ficaram mais alegres só em saber que alguém lá em cima estava de olho nelas.

















Projeto Natal para Educação Infantil
I – JUSTIFICATIVA:


Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?

Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.



II- Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?

• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.

• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.

• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:

- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)

- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)

- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)

- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)

- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)

- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)

- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles

• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!





2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.

• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.

• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.

• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.

• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.

• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.

• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.



3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.

• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.

• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.

• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre

• Valorizar a família,

• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.



II – OBJETIVOS GERAIS:

• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;

• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;



III- ETAPAS PREVISTAS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.

• Produção coletiva de pequenos textos.

• Escrita espontânea.

• Cruzadinhas, caça-palavras.

• Atividades com alfabeto móvel.

• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

• Situações-problema envolvendo o tema.

• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).



NATUREZA E SOCIEDADE

• Observação do ciclo da água.

• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.

• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.

• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.

• Vídeos que abordam o tema.

• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.



ARTES VISUAIS

• Desenho livre e de observação.

• Recorte e colagem

• Dobraduras

• Releitura de obras de arte

• Modelagem com areia e argila

• Técnicas de pintura.

• Confecção de caixinhas para a troca de presentes.

• Confecção dos enfeites da árvore.

• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)



MÚSICA E MOVIMENTO

• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.

• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)

• Corais de músicas natalinas



AVALIAÇÃO

• Hora social e/ou exposição de trabalhos.

• Carinha das crianças.





DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa

• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.

• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,



2ª Etapa



• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.

• Pendurar os Tsurus pela escola.

• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.

• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.

• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano).



3ª Etapa



• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.

• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.

• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também.

1º Molde do Papai Noel




2º Molde do Papai Noel










































Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...