sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto Copa do Mundo (para adaptar)






Tema: União das Nações através da Copa do Mundo.

Maternal A – Itália
Maternal B – França

Justificativa

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.

Objetivo Geral

O desenvolvimento deste projeto mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo de se vestir, alimentação e música.
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.

Objetivos Específicos

- Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Itália (Mat. A) e França (Mat. B);
- Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.

Período de Realização: Março à Agosto 2010.

Apresentação do Projeto: 28/08
Metodologia

- Será usado o laboratório de informática e data show.
- Exibição de fotos dos países e vídeos de futebol.

Passeio do 2º Bimestre

- Visitar um campo de futebol

Temas transversais

Ética: Abordagem da união dos povos através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.

Meio Ambiente: Observar os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira).

Pluralidade Cultural: Verificar se possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e montar um painel dos ídolos do futebol da vários países.

Matemática

- Construção de um campo de futebol para localizar as formas geométricas;
- Quantidade de jogadores no campo de futebol.

Língua Portuguesa

- Hino Nacional (confecção do hino com figuras relacionadas às palavras).

Artes

- Criação de um mascote para a sala;
- Reprodução de uma obra de Candido Portinari – Futebol;
- Música Partida de Futebol do Skank;
- Confecção de 1 jogador de futebol do país trabalhado.
Desenvolvimento do Projeto

1ª Atividade

Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a família?

Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).

Material: Globo terrestre, 1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco).

2ª Atividade

Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.

Material: Cartolina, Data show.

3ª Atividade

Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica a Itália (Mat. A) e França (Mat. B).
Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas geométricas e as cores).

Material: Papel Cartão Branco (2), guache (azul, verde, vermelho, branco).
4ª Atividade

Conhecimento das músicas da Itália (Mat. A) e França (Mat. B), momento de muito aprendizado para o conhecimento de um novo ritmo musical.

Material: Som e música.

5ª Atividade

Conhecendo um pouco da cultura da Itália (Mat. A) e França (Mat. B) como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.

Material: Data show.

6ª Atividade

Culinária: os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas

- Itália (Mat. A): irá fazer Polenta

Ingredientes
• 2 litros de água
• 1 colher (sopa) de sal
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 400 g de fubá mimoso

Preparo da Receita
Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado todo o fubá, continue a mexer regularmente. Para um perfeito cozimento, o ideal é que a polenta cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique com parmesão, podendo cobrir com o molho de sua preferência.

- França (Mat. B): irá fazer Pão Frances
Ingredientes
½ quilo de farinha de trigo
15 g de fermento para pão
15 g de sal
20 g de açúcar
1 colher (sopa) se margarina
Modo de Preparo
1.Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar
2.Misture os outros ingredientes
3.Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma
4.Se for necessário, coloque mais água e mais farinha
5.A massa não deverá grudar nas mãos
6.Deve ficar com aspecto leve e esponjoso
7.Deixe descansar por duas horas
8.A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado
9.Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima
10.Deixe que ela descanse mais uma hora
11.Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno
12.Assar por 40 minutos mais ou menos
7ª Atividade
Passeio para o Campo de Futebol. Os alunos terão um momento de diversão e conhecimento para conhecer como é um campo e o que te nele: grama, trave, riscos no chão, formas geométricas, arquibancada etc.
8ª Atividade

Confecção do campo de futebol os alunos irão pintar a roupa dos jogadores com tinta plástica em pequenos bonecos de plástico. Em uma caixa de terra será plantada sementes de capim para a reprodução do campo.

Material: Caixa de Madeira, semente de capim, boneco de plástico, tinta plástica.

9ª Atividade

Confecção do jogador da Itália (Mat. A) e França (Mat. B). Será desenhado no papel cartão branco e pintado com tinta, cada aluno pintará uma parte do jogador. Para do desenvolvimento da coordenação motora e o trabalho em grupo.

Material: Papel cartão branco (20), guache (amarelo, azul claro, azul escuro).

10ª Atividade

Confecção da bola de futebol: os alunos pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

Material: Bola de isopor (2 Grande), guache (preto, branco).


11ª Atividade

Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil, seus pais eram imigrantes Italianos e viaja para Paris. Reúne os 3 países trabalhados pelo Maternal.
12ª Atividade

Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).





13ª Atividade

Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Material: Pesquisa dos pais.

14ª Atividade

Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.

Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.

- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.

Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.


16ª Atividade

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).

17ª Atividade

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

18ª Atividade

Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

19ª Atividade

Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.

Material: Opções de mascotes.

12ª Atividade

Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).





13ª Atividade

Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Material: Pesquisa dos pais.

14ª Atividade

Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.

Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.

- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.

Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.


16ª Atividade

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).

17ª Atividade

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

18ª Atividade

Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

19ª Atividade

Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.

Material: Opções de mascotes.

Observação: Esse projeto não é de minha autoria, retirei da Comunidade do Orkut `Projetos para Educação Infantil, tendo como a colaboradora que postou o Projeto

Projeto: Copa do Mundo 2010

Período: 11/Junho a 11/julho/2010

Mascote da Copa 2010: Leopardo ZAKUMI

Justificativa:

Sendo a “Copa do Mundo” o maior evento em número de espectadores, que abrange do local ao global, onde milhões de pessoas de uma grande diversidade vivem uma mesma emoção. Portanto, faz-se necessário, a partir desse evento, que nós educadores, despertemos para as riquezas pedagógicas a serem exploradas por todas as disciplinas, refletindo sobre o evento Copa do Mundo na dimensão política, social e cultural, visando construir um olhar crítico e compreender as contradições existentes em nossa atual sociedade.

Abertura do projeto:

Momento cooperativo aberto aos pais.

Data prevista – 07/junho/2010

Será antecipadamente realizado um sorteio por grupos dos nomes dos paises que irão participar da copa, cada turma receberá um país sorteado e a mesma deverá apresentar neste evento aspectos relevantes como:

_ Localização desse país no mapa,

_ Bandeira

_ Uniforme a ser usado, nomes dos jogadores.

_ Curiosidades do país contemplando os conhecimentos adquiridos durante o Projeto (comidas típicas, danças, arte/cultura,...) envolvendo as famílias e comunidade visando compartilhar a multiplicidade de culturas existentes em um evento mundial.

_ Prato típico culinário para degustação.

Motivação:

-Ornamentação da escola nas cores alusivas à nossa bandeira: verde, amarelo azul e branco ou demais bandeiras.

- Será instalado um televisor para que os alunos, professores e funcionários possam assistir ao jogo na Escola. As turmas poderão estar usando camisetas, adereços, viseiras, bandeiras; contudo de forma ordeira.

Objetivos Gerais:

·Organizar a escola para o funcionamento harmônico nos dias de jogos.

·Planejar ações pedagógicas para o período dos jogos utilizando como tema a Copa de Mundo

·Estabelecer quais atividades extracurriculares serão executadas nesse período.

Objetivos Específicos:

* Conhecer e valorizar as diversas culturas;

* Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de países participantes da Copa;

* Observar / analisar, no meio ambiente, as mudanças ocorridas em função da Copa;

* Abordar a união dos povos pelo esporte;

* Ampliar a consciência planetária no que se refere à relação entre indivíduo singular e espécie humana (antropoética) como um todo;

* Conhecer a história do futebol e seu significado para o povo brasileiro;

* Conhecer a história das copas e países sede;

* Refletir sobre as ações empreendedoras/éticas que norteiam o evento;

* Conhecer as aplicações da ciências e da tecnologia envolvida nos trajes, nos equipamentos e na divulgação desse evento esportivo;

* Compreender os usos e interesses dos eventos esportivos em nosso país e no mundo em geral.

ATIVIDADES:

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura diária pelo professor e/ou aluno de textos informativos.

Leitura, análise, montagem das regras do futebol.

Pesquisas e listas de nomes próprios (jogadores, países, times, etc)

Criar slogans e músicas para os jogos.

Gritos de guerra

Cartas aos jogadores

Descrição dos jogadores

Relatório/resenha dos jogos

Jornal-mural

MATEMÁTICA

Tabelas e gráficos (jogos, clima do dia dos jogos, gols, etc)

Cálculo de pontos e comparações

Numerais ordinais (colocações)

Figuras geométricas observadas no campo de futebol.

Campo de futebol (perímetro, área, proporção, medidas, marcações,etc)

Gastos com material esportivo ou outros gastos informados em jornais.

Cálculo de distâncias entre cidades dos jogos, ou entre países.

Horário dos jogos. Tempo de um para outro jogo.

CIÊNCIAS (relações de semelhanças e diferenças)

Clima de outros países. Influência no solo, na alimentação, vestimentas, etc. terremotos e vulcões.

Reação do corpo em climas diferentes.

Animais e vegetais característicos em outros países.

Recursos materiais (semelhanças e diferenças entre os países).

Água em outros países (preocupação mundial).

Alimentação necessária aos atletas. O excesso de sal, açúcar e gordura.

Destino do lixo e outros materiais.

Energia necessidade mundial crescente. Quais estão sendo utilizadas para proporcionar o espetáculo da Copa. Energia Solar, Energia luminosa. Incluir a energia humana despendida.

Fases da Lua durante a Copa.

HISTÓRIA/GEOGRAFIA (relações de semelhanças e diferenças)

Como surgiu o futebol? Lendas que o envolvem? A influência indígena na criação desse jogo.

Países participantes e continentes a que pertencem.

Bandeiras.

Tipos de moradia em outros países.

Formas de viver diferentes. costumes (diferenças e semelhanças)

Nacionalidade, etnia e língua falada em diferentes países.

Mapas e legendas.

Linha do tempo e a História das Copas. Passagem do tempo.

Fuso horário.

Profissões que a Copa envolve. Dos jogadores, massagistas, enfermeiros, psicólogos, faxineiros, garis, etc. Comparar com as que vemos em nosso dia-a-dia.

O que envolve economicamente a realização da Copa. Semelhanças e diferenças com o início de nossa cidade, estado ou país.

Fotos das Copas como documento histórico. Roupas das diferentes épocas.

Jogadores precisaram da escola? Como sobreviveriam sem conhecimento, leitura, cálculos?

Mulheres na Copa

Como eram os jogadores quando criança?

Comparação de paisagens naturais e construídas.

Leis de trânsito, mundial e local (semelhanças e diferenças)

Área urbana e rural na realização dos jogos.

Localização com Pontos cardeais.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Regras do futebol

Campeonato entre séries.

Lateralidade (chute de esquerda e direita)

Como combinam as jogadas

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Cores das bandeiras

Pintores, cantores, atores de outros países

INFORMÁTICA

Digitação dos textos produzidos pelos alunos.

Uso de hyperlinks informativos

Visualização de figuras e reportagens

Desenho de bandeiras

MÚSICA:

Entoação do hino Nacional Brasileiro

Criação de grito para torcida

Conhecimento dos hinos, músicas dos paises participantes da Copa.

A Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul – o primeiro país africano a sediar o torneio em 80 anos de história – será decidida no estádio Soccer City, em Johanesburgo, no dia 11 de junho de 2010. De acordo com o calendário publicado no site oficial da FIFA, a final da Copa do Mundo de 2010 começará às 20h30 do horário local, o que significa que, no Brasil, serão 15h30.



























3 comentários:

  1. essa pagina nao tem o perimetro do campo errrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  2. Tayná e Luis Fernando ....Forever9 de junho de 2010 18:34

    oh... eu tbm odiei esse site... a gente pede uma informaçao e ele dá outra totalmente diferente

    ResponderExcluir
  3. Brenda & Victor9 de junho de 2010 18:39

    kkkkkk... vcs é que são burras e nao sabem ler... esse site tem todas as informações nescessarias !!!! me passem seus orkut tayná e lindinha

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...