sexta-feira, 19 de março de 2010

Páscoa - A Páscoa !

Dentro da cenoura feita de TNT, colocamos balas e bombom para as crianças.














O SENTIDO DA PÁSCOA

Eu pensava que a Páscoa era uma celebração
Onde só havia chocolates e doces de montão
Eu não sabia que Jesus na cruz por mim morreu
E o seu sangue inocente por mim ali verteu

Se não fosse a sua morte naquela rude cruz
Eu estaria condenado a viver sem luz
Mas acontece que o Senhor de mim não desistiu
E o seu sangue remidor sobre mim caiu



O coelhinho que não era de Páscoa

Ruth Rocha




Vivinho era um coelhinho. Branco, redondo, fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a pular, aprendia a correr... Aprendia qual a melhor couve para se comer. Os coelhinhos foram crescendo, chegou a hora de escolherem uma profissão. Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu pai.- Eu vou ser coelho de Páscoa, como o meu avô.- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu bisavô.E todos queriam ser coelhos de Páscoa,como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs. Só Vivinho não dizia nada.

Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:- E você Vivinho, e você?- Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser.Mas sei o que não quero: Ser coelho de Páscoa.O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou:- OOOOOHHHHH!!!Vivinho arranjou uma porção de amigos:O beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda.

- Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?- Os irmãos de Vivinho diziam.Os pais de Vivinho se aborreciam:- Um coelho tem que ter uma profissão.Onde é que nós vamos parar com essa vadiação?

- Não se preocupem – Vivinho dizia

– estou aprendendo uma ótima profissão.- Só se ele está aprendendo a voar – os pais de Vivinho diziam.- Só se ele está aprendendo a zumbir – os irmãos de Vivinho caçoavam.Vivinho sorria e saía, pula, pulando

para se encontrar com seus amigos.O tempo passou. A Páscoa estava chegando.Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir.Mas as fábricas tinham muitas encomendas.

Não tinham mais ovinhos para vender.Em todo lugar a resposta era a mesma:- Tudo vendido. Não temos mais nada...O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta.Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso,do seu Cardoso, do seu Tônio, do seu Petrônio, seu Sinfrônio.Mas a resposta era sempre a mesma:- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido...

Os dois voltaram pra casa desanimados.- Ora essa. Isso nunca aconteceu...- Não podemos despontar as crianças...- Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não...Os irmãos do coelhinho estavam tristes:- Nossa primeira distribuição... Ai que tristeza no coração!...

Vivinho vinha chegando com Melinda.- Por que não fazemos os ovos nós mesmos?- É que nós não sabemos.

Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer!

- Pois eu sei – disse Vivinho- Eu sei.- Será que ele sabe? – disse o Pai?- Ele disse que sabe – disseram os irmãos.- Ele sabe, ele sabe – disse a mãe.- E como você aprendeu? – perguntaram todos.- Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica.Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos...e os amiguinhos também:florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e

a abelha Melinda, a maior doceira do mundo.E era Vivinho quem comandava o trabalho.E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados.As cestas de ovos estavam prontas.

E os pais de Vivinho estavam contentes.A mãe de vivinho disse:- Agora, nosso filho tem uma profissão.E o pai de Vivinho falou:- Cada deve seguir a sua vocação...













sábado, 13 de março de 2010

A Páscoa esta chegando!

Objetivos:

Deseja-se que o aluno reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa.

Desenvolvimento;

VÍDEO : A vida de Jesus

BIBLIOTECA: A lenda do coelho de páscoa

ARTES: Máscara

ED. FÍSICA: Coelho na toca

Português:

- Desenho, leitura e escrita dos símbolos da Páscoa: (OVO, COELHO, VELA,CRUZ)

- Leitura dos livros: “O coelhinho que não era de Páscoa” e “Menina bonita do laço de fita”

- Música: Coelho da Páscoa

- Cruzadinhas e caça-palavras

Matemática:

- Numerais a partir da música “Coelhinho da Páscoa”

História e Geografia

.

- Confecção de livrinho sobre a Páscoa

Ciências:

* Alimentação: ingredientes utilizados para fazer o ovo de páscoa
* Comer com moderação o chocolate (benefícios e prejuízo à saúde)

Objetivos:

Deseja-se que o aluno reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa.

Desenvolvimento;

VÍDEO : A vida de Jesus

BIBLIOTECA: A lenda do coelho de páscoa

ARTES: Máscara

ED. FÍSICA: Coelho na toca

Português:

- Desenho, leitura e escrita dos símbolos da Páscoa: (OVO, COELHO, VELA,CRUZ)

- Contar História para as crianças“O coelhinho que não era de Páscoa” e “Menina bonita do laço de fita”

- Música: Coelho da Páscoa

- Animais com Pelo ( Mural dos Animais )

- Cruzadinhas e caça-palavras

Matemática:

- Numerais a partir da música “Coelhinho da Páscoa”

História e Geografia


- Confecção de livrinho sobre a Páscoa

Ciências:

* Alimentação: ingredientes utilizados para fazer o ovo de páscoa
* Comer com moderação o chocolate (benefícios e prejuízo à saúde)





Lindas! Estou selecionando lembrancinhas para a Páscoa
Estas copiei do blog da Andrea Muniz
Lindinhas!






segunda-feira, 8 de março de 2010

Projeto Dengue ( trabalhei a letra D, M )

Esse mosquito para colocar no pescoço das criançss, foi minha colega da sala de 04 anos que fez ( professora Gisele) para conscientizar a comunidade na passeata.

Essas fofurinhas são minhas alunas.






















Tema: Fora Dengue!
Série: Infantil
Tempo previsto: 02 semanas
Professora: Rosângela Maria S. O. Silva


Justificativa:

Conhecer sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue.

Objetivos gerais:

Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a saúde e os meios da conservação da mesma.

Etapas previstas:

· Conversa informal sobre o tema em questão.
· Momento de questionamento sobre o tema.
· Desenho interpretativo da prevenção.
· Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
· Elaborar uma música combatendo o mosquito.
· Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
· Software educativo (da dengue)

Propostas para finalização:

· Mural de trajetória:
Pessoas com Dengue...
Pessoas evitando a Dengue
· Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!
· Cartazes de conscientização.


Avaliação:

A avaliação será dada mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto.

Sugestões de Planejamento:

Língua Portuguesa:



· Uso da linguagem oral ao trocar informações e conhecimento.
· Reflexão quanto à escrita: palavra – fonema
· Leitura de noticias (textos significativos)

Matemática:

· Seqüência numérica
· Noções de grandeza, posição direção e sentido.

Natureza e Sociedade:

· Comparando a qualidade de vida do homem em seu grupo social.
· Direitos e deveres do cidadão.

http://smartkids.terra.com.br/passatempos/dengue/index.html


Música:

Dengue (Ritímo Jardineira)


Ó dengue porque estais tão triste?
mais o que foi que te aconteceu?
Foi o "VIVER" e esses meninos
que tiraram as águas de todos pneus (2x)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...