domingo, 30 de outubro de 2011

Consciência Negra - A Bonequinha Preta

Livro: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira
Editora Lê
Através deste maravilhoso livro podemos trabalhar tantas coisas boas com nossos alunos. A questão da desobediência, do amor, do egoísmo e até a questão das nossas raças.
Dicas:
Leve o livro ou essa histórinha, juntamente com os fantoches, uma bonequinha preta e um gatinho, para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e os fantoches. Espalhe pela sala, cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc...
Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar! Use os fantoches, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as, faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade. Se possível fotografe todas as atividades.
Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma foto dela. Ao iniciar o conto, leia com voz suave, sem pressa, os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente, isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"
Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade, etc...

Sugestões de Atividades:

* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo...
* Fazer fantoche para cada um e deixar que contam a história de acordo com o que entenderam.
* Fazer um livrão de reconto, As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a sala com balões. Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a mesa...As crianças amam esta festa, lembre-se de fotografar as crianças com seus fantoches.
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca).
Use e abuse da sua criatividade!















Pesquisei na net e encontrei a história nesta página www.feijo.com/~flavia/bonequinha.html, tem varias historias. Amei!!!

A Bonequinha Preta

Era uma vez uma bonequinha pretaBonequinha preta, que morava em uma linda Casinha com MariazinhaMariazinha. As duas brincavam o tempo todo, e até dormiam juntas quando estavam cansadas.

PalhaçoPetecaPiãoPetecaPiãoPetecaPiãoPalhaço

Todos os outros brinquedos dormiam em outros lugares, pois Mariazinha Mariazinhaqueria sempre a sua Bonequinha pretajunto. Mas, o que ela não sabia, era que as bonequinhas não dormem como as meninas, aquele tempo todo, sem ver o mundo aqui fora. Eram diferentes das meninas e meninos de verdade em muitas coisas.

Mesmo assim, Mariazinhaensinava à sua bonequinha preferida Bonequinha pretatudo o que aprendia com a mamãe: tomar banho, escovar os dentes, trocar roupas limpas, e tudo mais.

Naquele dia, quando foi dormir um pouquinho depois do almoço, explicou direitinho à bonequinha pretaBonequinha pretaque ela não deveria subir sozinha na janela:

Mariazinha- A janela é muito perigosa! A criança pode cair lá fora e nunca mais voltar para casa. Papai disse que precisa ter gente grande perto sempre que a gente quiser ir à janela.

Mariazinha Mariazinhaviu que a Bonequinha pretaentendeu tudo muito bem, como sempre. Então dormiu sossegada...

A bonequinha preta Bonequinha pretatambém começou a dormir mas, ... uma voz diferente, forte e interessante entrava pela janela trazendo uma novidade que ela não conhecia:

MúsicaMúsicaMúsica- Verdureiro, verdureiro! MúsicaMúsicaMúsica

O que será isso, pensou a Bonequinha preta. Mariazinha Mariazinha, que sempre sabia tudo, estava dormindo e não podia contar nada sobre verdureiros, que deviam ser seres novos e sensacionais! Ela precisava ver!

Talvez seja isto: Homem verde um cara todo verde!

Ou quem sabe isto: Caçador alguém saindo assim do verde.

Também podia ser um destes: Lavrador nunca tinha visto um.

MúsicaMúsicaMúsica- Verdureiro, verdureiro! MúsicaMúsicaMúsica

Ir ou não ir só um pouquinho na janela? A dúvida passou rapidinho e logo ela já estava lá, tentando olhar tudo. Ela não queria cair, mas estava difícil ver. Subiu só mais um tantinho e tibum!caiu lá embaixo!

Por sorte, o verdureiro estava passando bem na hora, e a Bonequinha pretacaiu em cima das verduras fofinhas de seu grande cesto. Ela era tão levinha que ele nem percebeu e continuou andando pelas calçadas com seu canto:

MúsicaMúsicaMúsica- Verdureiro, verdureiro! MúsicaMúsicaMúsica

Passou por várias ruas onde a bonequinha preta Bonequinha pretanunca tinha ido, cada vez mais longe...

Então o verdureiro decidiu voltar para casa, pois já era tarde. Entrou pela garagem escura, sem ver a bonequinha pretaassustada que estava ali. E subiu as escadas para chegar em casa, largando o cesto no chão.

Porta assombrada

A bonequinha preta Bonequinha pretacomeçou a chorar, de tanto medo que estava daquele lugar estranho e escuro. Cair da janela assim tinha sido uma grande besteira, e Mariazinhanão ia gostar nada de ter sido desobedecida. Então chorou e chorou mais ainda, sem nenhum consolo...

Nenhum?

Um gatinho Gatinho que ia passando por ali ouviu aquele choro tão doído e ficou com muita pena da Bonequinha preta. Tentou fazer gracinhas para ela sorrir, mas não deu certo.

Gatinho - Então, o que posso fazer por você?

Bonequinha preta - Não sei, eu fui olhar só um pouquinho na janela, semMariazinhasaber. Ela disse para eu não ir sozinha, e agora perdi minha linda Casinha!

Gatinho - Talvez eu possa ajudar. Os gatos passeiam pela noite, e se você me contar como é sua casa, talvez eu a encontre.

Bonequinha preta - É uma linda Casinha branca, com janelas azuis, e uma Mariazinhadentro, que deve estar muito triste agora.

E assim, o Gatinho saiu pelas ruas à noite, procurando a casa certa. Procurou, procurou e...

Encontrou aquela linda Casinha branca, com janelas azuis, e uma linda Mariazinha que chorava muito.

Gatinho-Vamos lá buscar sua bonequinha preta Bonequinha pretaque caiu no cesto do verdureiro!

E lá foram os dois.

Quando chegaram, foi aquele abraço! Toda a choradeira passou e as duas se prometeram nunca mais se separar. Voltaram juntas para casa mas, na hora de se despedir do Gatinho, ficaram com tanta pena, que o convidaram a morar com elas na linda Casinha. Ele gostou muito da idéia.

Assim, a história acaba com todos felizes, merecendo no fim um ponto de alegria bem grande.

MariazinhaGatinhoBonequinha preta

FIM

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...